Home Sem categoria 5 formas de automatizar a sua casa

5 formas de automatizar a sua casa

0

Saiba como automatizar a sua casa e controlar tudo pelo o seu telemóvel.

Se pesquisar, encontrará dezenas de dispositivos para automatizar a sua casa, tais como lâmpadas, tomadas, interruptores e tiras de LED, todos compatíveis com os assistentes de voz da Amazon e do Google.

Mas a dúvida com o que comprar na prática, para que a vida diária dentro de casa se torne realmente mais confortável e segura, e até ajude a reduzir as contas de electricidade que atrapalha muitas pessoas de automatizar sua casa.

Neste post separámos 5 formas de automatizar a sua casa, para que você perceba quão descomplicado pode ser.

Iluminação

O primeiro passo é automatizar a iluminação. O benefício de controlar as luzes via aplicativo e voz é a criação de situações que facilitam a vida na casa.

A situação principal é aquela que apaga todas as luzes, para que você tenha certeza de que está tudo bem ao sair de casa.

Outra situação interessante é a cena do conforto, que acende poucas luzes e deixa o ambiente confortável.

Para criar cenários como esse, os switches convencionais devem ser substituídos por modelos inteligentes.

Outra opção é instalar módulos de automação que preservem as chaves existentes e permitam a automação de cada circuito.

O controle paralelo que é comum em instalações elétricas pode ser mantido ao usar módulos de relé.

Ao utilizar interruptores inteligentes, é possível configurar as unidades em paralelo através da aplicação sem necessidade de uma ligação eléctrica entre os interruptores.

Um foco de controlo da iluminação é o das lâmpadas inteligentes. Uma vez que requerem que a energia seja controlada, não se recomenda a sua instalação em circuitos com interruptores.

Idealmente, as lâmpadas inteligentes devem ser instaladas numa lâmpada ou lâmpada que esteja sempre ligada, mesmo quando a lâmpada está desligada.

Controle de Acesso

As fechaduras inteligentes conquistaram o gosto dos consumidores.

As vantagens são óbvias, tais como estar livre da utilização de chaves e poder abrir a porta com uma senha, biometria, ou cartão RFID.

Uma função importante é a criação de palavras-passe temporárias e perfis de acesso que funcionam em determinados momentos.

Para aqueles que têm empregados ou alugam o imóvel, é um problema a menos.

A fechadura inteligente também caracteriza o design da casa com um toque de tecnologia logo na entrada.

O foco do bloqueio inteligente está no tipo de comunicação que ele usará.

Opte preferencialmente pelos protocolos Zigbee, Z-Wave ou Bluetooth, que permitem controlar a fechadura a qualquer momento e são módulos de baixo consumo.

Os bloqueios Wi-Fi precisam ser ativados para funcionar, o que impede você de operá-los fora de casa.

Se isso não for um problema, existem dezenas de modelos Wi-Fi no mercado.

Verifique também a presença da trava de rolo, que é uma trava mecânica para que, quando a porta for fechada, fique alinhada com o batente e o motor possa travar facilmente a trava.

Medidores de Energia

Com a crescente adesão à energia solar a cada dia. Você pode monitorar o consumo de energia da casa e comparar os meses anteriores para fazer ajustes nos hábitos e por consequência, reduzir o valor da conta.

Para isso é preciso instalar um medidor de energia na entrada da casa.

O medidor deve ser bidirecional, para que se houver um gerador de energia solar fotovoltaica no local, ele meça a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida.

Os medidores de energia inteligentes também são um relé de 65A que pode suportar cargas pesadas e pode ser usado para controlar a iluminação externa e áreas comuns de edifícios.

Câmeras IP

Os benefícios da vigilância por câmaras são óbvios, mas as razões podem ser diferentes.

Pode ser necessário monitorizar uma propriedade alugada, o seu animal de estimação, o seu bebé, ou uma área fora da sua casa.

O mais importante é ter uma imagem de alta resolução, gravação 24/7, e acesso remoto através da aplicação para ver as imagens e gravações sempre que quiser.

Esses recursos eram exclusivos dos sistemas de CFTV de última geração, mas com as novas câmeras inteligentes você pode fazer tudo isso com facilidade, rapidez e estabilidade.

Os pontos-chave são comprar a câmera com a lente certa, onde a imagem se adapte ao gosto do cliente, um excelente sinal WiFi no local, parar a gravação das imagens na nuvem e instalar um cartão SD para armazenar as imagens se for esse o caso a Internet caia.

Quanto mais câmeras IP conectadas, melhor deve ser a rede WiFi. Evite usar combinações de operadoras, é necessário comprar um ótimo roteador e excelentes pontos de acesso para que a rede funcione corretamente.

Automatizar a Sala de TV

Se você tem, ou pretende ter uma sala de cinema, você vai acabar com diversos controles remotos. O controle do receiver, da TV ou do Projetor, da TV à cabo, do ar-condicionado, do game e da Apple TV, são alguns exemplos.

Para ligar o sistema será preciso alguns toques em mais de um controle, o que pode ser confuso para pessoas sem afinidade com tecnologia.

A automação resolve esse problema. Ela liga os equipamentos e ajusta as entradas automaticamente, para que a sessão do filme comece sem precisar tocar nos controles remotos.

Na hora de ir embora, a automação desliga tudo para você e garante que nenhum equipamento ficou ligado desnecessariamente.

Muitos produtos podem ser instalados de forma fácil, mas é fundamental contratar um profissional para dimensionar a rede Wi-Fi, instalar as caixas de embutir, dimensionar os amplificadores de som, passar a fiação elétrica, substituir os interruptores, configurar as cenas e deixar o sistema funcionando do seu gosto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here