4 dicas para fazer uma decoração espectacular com vasos
Grandes ou pequenos, rústicos ou modernos, tradicionais ou alternativos, para alojar plantas, armazenar objectos ou simplesmente preencher um canto vazio.
qualquer que seja o modelo escolhido e a funcionalidade da peça, os vasos são capazes de deixar a cargo da decoração uma forma prática e inovadora.
O grande segredo da decoração com vasos é: criatividade e harmonia na composição.
Respeitando esta regra básica, é permitido misturar peças de diferentes padrões e texturas, desde que o resultado final dialogue uns com os outros.
Os vasos de barro ou de cerâmica, por exemplo, encaixam muito bem num design interior rústico.
Os de vidro ou de metal são perfeitos para compor ambientes limpos e minimalistas.
Gostaria de saber mais? Então veja agora neste post dicas espectaculares para apostar em vasos decorativos e trazer muito mais charme e personalidade à sua casa.
Tema de base
Para que os vasos façam realmente a diferença no seu interior, o ideal é definir um tema básico antes de começar a decorar.
Desta forma, assegura-se de que o resultado da composição será harmonioso.
Para lhe dar uma ideia da importância desta etapa, considere o seguinte: se misturar vasos de alto contraste num ambiente já decorado com outros elementos, a decoração pode tornar-se desorganizada.
Com isto em mente, é melhor considerar o estilo de decoração da sala ao desenhar os vasos que escolher.
Um ambiente sóbrio e minimalista pode ganhar mais vida e alegria com alguns vasos coloridos, por exemplo.
Com isto em mente, é melhor considerar o estilo de decoração da sala ao desenhar os vasos que escolher.
Um ambiente sóbrio e minimalista pode ganhar mais vida e alegria com alguns vasos coloridos.
Variações
Ter um tema único não significa que os vasos decorativos não possam ser diferentes.
O desafio aqui é precisamente variar as peças mantendo ao mesmo tempo um diálogo harmonioso na composição final.
Afinal, ao escolher modelos completamente idênticos, o ambiente pode tornar-se monótono e os vasos passam despercebidos.
Mas não se preocupe, pois, encontrar este equilíbrio não é difícil. Basta lembrar que uma vez definido o tema da sua decoração, a escolha dos vasos deve reflectir as características deste tema.
Já lhe demos algumas dicas, barro e cerâmica para decoração rústica, vidro e metal para ambientes limpos.
Combine peças destes materiais de diferentes tonalidades e tamanhos e enriquecerá a decoração com facilidade, estilo e sofisticação.
Analisar as dimensões do ambiente
É inegável que estes enormes vasos no chão criam uma atmosfera espectacular na sala de estar ou no hall de entrada da casa, especialmente quando contêm um belo arranjo de plantas naturais.
No entanto, se o seu espaço for pequeno ou integrado num ambiente diferente, há que ter cuidado para que o vaso decorativo não roube a cena, domine o desenho, ou mesmo interfira com a circulação.
Nesses casos, pense cuidadosamente no espaço disponível. Olhe atentamente para o local e decida o tamanho máximo do vaso de modo a não estragar o desenho.
Com este exercício irá certamente encontrar a solução ideal de acordo com as dimensões da sala.
Se você ainda tem dúvidas sobre o tamanho da peça, uma boa dica é priorizar cores neutras e texturas sutis, pois esse é outro truque que favorece as sensações de amplitude e leveza em sua decoração.
Se não quiser abrir mão de um toque de cor, opte por vasos menores e coloque-os em mesas de centro ou de canto.
Vasos alternativos
Uma vez que os vasos dão certamente personalidade e estilo à decoração, porque não escolher peças alternativas? As garrafas de vidro tornaram-se também verdadeiras tendências para abrigar flores delicadas e decorar os cantos mais diferentes da casa.
Podem ser utilizados na sua forma bruta ou personalizados com tintas e tecidos.
Além disso, há algumas coisas que pode reutilizar em vez de de deitar fora para fazer vasos decorativos baratos e originais – tais como latas de alumínio e frascos de alvenaria.
Os baldes e regadores também ganham espaço quando se trata de reforçar a atmosfera da decoração natural.
O irresistível encanto de um regador ou de um mini balde que também serve de vaso decorativo é algo a investir muito bem quando se pensa em decorar.
Gostou da ideia? Então aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais.