Tipo de decoração: saber qual o tipo de decoração que melhor lhe convém
Todos procuram diferentes tipos de decoração, seja para mudar o aspecto da sua casa ou para construir uma nova casa. Embora nem sempre possamos sair da sala da forma como a vemos nas imagens da web, é possível adaptar as tendências de decoração aos nossos espaços.
Cada tipo de decoração tem as suas particularidades, pelo que cada um se identifica com o estilo que está mais próximo do seu gosto pessoal.
Se vive sozinho, gosta de cozinhar, e geralmente não tem muitas pessoas em casa, é certamente um fã de um estilo diferente dos que vivem com um marido/esposa, filhos, e gosta de ter amigos e família, por exemplo.
Se gosta de decorar, sabe que é muito agradável escolher um estilo ou combinar vários estilos ao decorar o seu ambiente. Então, que tal descobrir qual o estilo que melhor se adequa a você? Veja as nossas dicas para definir o seu.
Decoração em estilo clássico:
A decoração clássica tem um estilo mais tradicional, clássico, que nunca sai de moda. Este estilo combina características refinadas e detalhes de séculos passados, realçados com o estilo contemporâneo de hoje.
Curvas e detalhes excessivos são características deste estilo, tornando-o adequado para grandes espaços, de modo a não sobrecarregar o espaço.
Geralmente nesta decoração, para além de estofos revestidos, encontramos também estampas florais, lustres de cristal, madeira esculpida.
Decoração em estilo industrial:
Muito em voga, o estilo industrial surgiu em 1970 com a necessidade de as pessoas se integrarem em casa e no trabalho para manterem a praticidade, foram chamados “lofts”.
O estilo voltou, mas hoje em dia como uma grande tendência e não como uma exigência. Paredes de tijolo expostas, concreto exposto e vigas expostas são algumas das características deste estilo.
A sua característica definidora é manter as instalações e estruturas visíveis e destacar materiais tais como concreto, tijolo, tubos e cabos eléctricos.
O estilo industrial traz para o espaço acabamentos não destinados anteriormente a ambientes residenciais, tais como paredes de cimento queimado e acessórios metálicos.
Decoração de estilo retrô:
A utilização de peças contemporâneas que em tempos foram bem sucedidas é a principal característica do estilo retro. Assim, se uma estação passada deixou uma profunda impressão em si ou é compatível com a sua personalidade.
Aproveite a oportunidade para decorar a sua casa com estilo retro, um estilo que normalmente agrada àqueles que gostam de ambientes mais modernos.
A decoração retrô traz várias referências dos anos 50, 60, e 70. Por esta razão, utiliza estampas e tons que eram comuns na altura, tais como figuras geométricas, muitas cores, e tons de marrom, evocados principalmente pelo uso de mobiliário de madeira.
Decoração ao estilo escandinavo:
O estilo escandinavo, típico dos países do norte da Europa, é semelhante ao industrial. Utiliza muitos tons de branco e cinza e combina-os com tons de madeira para criar uma sensação mais acolhedora.
As cores neutras e os objectos naturais na decoração são as principais características deste estilo. O branco é a base de toda a decoração neste estilo.
Decoração em estilo rústico:
Uma decoração rústica é uma combinação perfeita para climas quentes e utiliza matérias-primas como a madeira com um acabamento mais simples.
A decoração em estilo rústico é recomendada principalmente para pessoas apaixonadas pela natureza! Seja mobilando uma casa de campo ou um apartamento urbano.
O estilo rústico aproxima as pessoas de tudo o que é natural e transmite à nossa casa a atmosfera agradável que sentimos nas casas rurais. O uso de madeira, fibras naturais e couro é comum em decorações
Como escolher o tipo de decoração para você?
É importante considerar alguns pontos antes de escolher o seu estilo de decoração preferido, porque a sua decoração deve ser não só bonita, mas também funcional.
Os principais pontos a avaliar antes de definir o seu tipo de decoração devem ser:
- O seu gosto pessoal: não escolha um estilo de decoração baseado no que achou que cabia bem na casa de outra pessoa ou porque alguém disse que era fixe, crie a sua decoração com base no que você e a sua família mais gostam.
- O seu dia a dia: escolha o estilo que melhor se adapta ao seu perfil familiar e às actividades que faz em casa.
Agora basta tirar partido das nossas dicas para definir que tipo de decoração melhor se adequa ao seu gosto!